sábado, 26 de novembro de 2011

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Falar de consciência ambiental não é novidade nenhuma. Mesmo assim, esse é um tema que continua e cada vez se torna mais pertinente. Não apenas pelos enormes impactos que o modo de vida da sociedade contemporânea vem causando, mas principalmente pelo perigoso destino que o andar da carruagem vem apontando.
A situação, apesar de eminentemente catastrófica, é muito simples: ou fazemos algo agora, ou nada haverá a ser feito, a não ser arcar com as conseqüências do tremendo descuido com a nossa casa. Nossa casa não é a residência onde moramos, nossa casa é o planeta. A ecologia vem desde os anos 70 ganhando corpo e força, e hoje, em pleno 2011, devemos ter o bom senso de admitir: tudo depende de nós. E se nada fazemos, ou fizermos, vamos acabar tendo que compreender explicitamente o sentido dessas palavras. Talvez da forma mais negativa e radical.

“O que vamos fazer?” é a grande questão. O eco dessa pergunta vem ressoando cada vez mais alto. No mundo todo vemos iniciativas ecológicas, empreendimentos ecos sustentáveis e o conceito de simplicidade voluntária se espalhando e ganhando espaço. É um sinal de que estamos agindo, criando soluções, arregaçando as mangas e partindo pra ação.
Ainda assim, somando tantos e todos os esforços, nossa participação continua pequena. Não há nada de desanimador nisso. É apenas um aviso de que devemos continuar evoluindo, olhando pra frente e caminhando na direção de um desenvolvimento mais coerente com a realidade em que estamos inseridos. Estamos agora vivendo na prática o dilema de aprender a lidar conscientemente com os recursos que temos. Não podemos mais deixar para amanhã o debate sobre o que vamos fazer com os resíduos. Muito menos esquecer de que tudo deve ser aproveitado, reciclado, transformado, reorganizado em direção da vida, na contramão do desperdício.
Conscientizando e educando, preservando e economizando. É assim que vamos dando os passos na direção de um futuro melhor para todos nós.
Você Sabia?
• Que cada pessoa produz DIARIAMENTE 1,2 kg de lixo, em média?
• Que o Brasil produz cerca de 100 MIL TONELADAS de lixo por dia?
• Que o Brasil recicla MENOS DE 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%)?
• Que de tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico?
• Quanto tempo o lixo leva, em média, para se decompor?
Papel.......................... 3 meses
Palito de fósforo......... 6 meses
Ponta de cigarro......... 1 a 2 anos
Chiclete...................... 5 anos
Lata............................ 10 anos
Sacos Plásticos........... 30 a 40 anos
Garrafa de plástico..... Mais de 100 anos
Latinha de cerveja...... 200 anos
Tecido........................ de 100 a 400 anos
Fralda descartável...... 600 anos
Vidro.......................... mais de 4000 anos !!!!!!

• Que para se fazer uma tonelada de papel são derrubados vinte eucaliptos, que demoram 7 anos para crescer?
• Que para cada tonelada de alumínio são retiradas da terra quatro toneladas de bauxita?
• Que uma única pilha contamina o solo por 50 anos?
• Que uma torneira a pingar significa que 190 litros de água por dia estão escorrendo cano abaixo?
A maioria já sabia disso aqui, né?
Gente vamos por em prática!!
Seja consciente! Cuide do meio ambiente!
Isso é um dever de todos!

"Só o cego intelectual, o imediatista, não se maravilha diante desta multiesplendorosa sinfonia, não se dá conta de que toda agressão a ela é uma agressão a nós mesmos, pois dela somos apenas parte. A contemplação o inimaginavelmente longo espaço de tempo que foi necessário para a elaboração da partitura e o que resta de tempo pela frente para um desdobramento ainda maior do espetáculo até que se apague o Sol só pode levar ao êxtase e à humildade.
Assim, o grande Albert Schweitzer enunciou como princípio básico de Ética
'o princípio fundamental da reverência pela Vida em todas as suas formas e manifestações'!
Se há um pecado grave, esse é frear a Vida em seu desdobramento,
eliminar espécies irremediavelmente, arrasar paisagens, matar oceanos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário